Campelo & Campelo - Advogados Associados

WEBMAIL
Escritório Campelo & Campelo - Notícias

Dicas para planejar e organizar as tarefas diárias.

Publicada em 04/06/2014 às 14h13

 Imagem: google Imagens
Começar traçando as metas para o dia e também fazer um balanço das promessas cumpridas no semana anterior. Diante das propostas que cada pessoa estabelece, a realização de cada projeto depende de uma série de fatores: sorte, persistência, determinação e organização.
Segundo o psicólogo e professor de neurociência da PUC, Naim Akel Filho, o funcionamento do cérebro está ligado ao planos que fazemos. A área docórtex pré-frontal comanda o processo lógico, de raciocínio e planejamento. Armazenar o que se pretende fazer, os planos e metas, depende do hipocampo, estrutura fundamental para o processo de memorização. Essa memória fica registrada no cérebro para ser usada no momento oportuno.
Tem dúvidas sobre como planejar melhor seu dia?
Para que este processo seja eficiente, é preciso atender algumas condições. "Quando você se programa, está criando uma tendência comportamental. Ao se identificar com situações que exijam respostas, o cérebro vai buscar na memória essas tendências que estão armazenadas. Esses momentos de passagem, As janela de oportunidades. É um momento ímpar na vida das pessoas para criar novas programações mentais, para acreditar que as coisas podem ser melhores, diferentes. Quando isso é armazenado na memória garante que a vida seja diferente", explica o psicólogo.
No mundo corporativo também é assim. É preciso planejar, definir metas e conquistá-las. Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade, recomenda cinco atitudes que podem ajudar no planejamento do ano e na organização do dia a dia:
1- Tenha uma agenda eficiente: é nela que você vai anotar tudo o que precisa fazer, os planejamentos e as tarefas diárias.
2- Antecipe as datas: organize os eventos importantes com antecedência como: férias, exames, renovação de documentos, etc.
3- Arrume os armários: jogue papel fora, limpe as gavetas e coloque tudo no lugar.
4- Mantenha a caixa de e-mails atualizada: se for possível, resolva as pendências pessoalmente ou por telefone.
5- Cuide da carreira: use seu tempo para investir em cursos, seminários e treinamentos.

Fonte: g1.globo.com

Nossos Parceiros