Campelo & Campelo - Advogados Associados

WEBMAIL
Escritório Campelo & Campelo - Notícias

Norberto Campelo vai compor o Conselho Nacional de Justiça

Publicada em 19/05/2015 às 10h23


Imagem: OABcongresso nacional advogados(Imagem:OAB)
 
 
    O advogado piauiense Norberto Campelo foi escolhido, na noite desta segunda-feira (18), para ser um dos dois representantes da Ordem dos Advogados do Brasil no Conselho Nacional de Justiça, durante o biênio 2015-2017.

Os dois indicados são conselheiros federais da OAB. Além de Norberto, também foi escolhido Luiz Cláudio Allemand.

O advogado piauiense foi o mais votado, com 23 sufrágios. Allemand obteve 22 votos, e Gizela Godinho, 10 votos, ficando na terceira colocação. No total, dez candidatos estavam na disputa.

Após a vitória, Campelo defendeu investimentos na primeira instancia judiciária do país, e disse que é necessário traçar estratégias para reduzir a morosidade do sistema judiciário brasileiro.

“Percebemos que o grande gargalo da Justiça brasileira está na primeira instancia. Ela tem que ser olhada com outros olhos, prestigiada pelas administrações das justiças estaduais brasileiras. Ela precisa alavancar e sair do estado difícil em que se encontra, afetando a vida da sociedade, a vida do advogado. Atualmente, o advogado acaba sendo responsabilidade e cobrado pela negligencia e morosidade da Justiça, precisamos mudar este quadro”, diz Norberto Campelo.

A vitória de Norberto Campelo é considerada mais uma grande conquista da advocacia piauiense em nível nacional. A primeira tinha sido com a eleição de Marcus Vinicius Furtado Coelho para presidência nacional da OAB. “A advocacia do estado do Piauí se tornou ao longo dos últimos anos uma advocacia forte e reconhecida nacionalmente, o que possibilitou o credenciamento numa disputa difícil como esta”, pontuou Campelo, agradecendo também aos membros piauienses no Conselho Federal da Ordem, que, segundo ele, foram essenciais para sua indicação.

José Norberto Lopes Campelo é presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB Nacional. Formado em direito e economia pela Universidade Federal do Piauí, foi presidente daquela Seccional entre 2007 e 2009. É conselheiro federal desde 2010.

Luiz Cláudio Allemand é presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação da OAB Nacional e presidente da Comissão Especial de Transparência e Acesso à Informação. Formado em direito pela Universidade de Vila Velha, é conselheiro federal pelo Espírito Santo no terceiro mandato e representante da OAB em grupos que debatem o uso do Processo Judicial Eletrônico no país.

No processo de escolha dos dois novos membros do Conselho Nacional de Justiça, os candidatos foram sabatinados pelo Conselho Pleno da OAB e responderam questões sobre a atuação dos conselheiros CNJ. A comissão de arguição foi formada pelos conselheiros federais Miguel Cançado, Renato Filgueiras, Gedeon Pitaluga e Leonardo Accioly.

O Conselho Nacional de Justiça é o responsável pelo planejamento estratégico, os planos de metas e os programas de avaliação institucional do Poder Judiciário, julgar processos disciplinares de magistrados e propor melhores práticas do judiciário brasileiro. O CNJ é presidido pelo mesmo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski.


Fonte:portalodia



Nossos Parceiros